Home » Forros de gesso Curitiba » FORRO DE GESSO E SANCAS: QUAL A DIFERENÇA?

FORRO DE GESSO E SANCAS: QUAL A DIFERENÇA?

Muita gente não sabe a diferença entre sanca e forro de gesso/rebaixamento. Aliás, muitos acham que é até a mesma coisa e é super normal se confundir, pois não temos muitas explicações em lojas, sites e projetos que encontramos. Na verdade, são coisas diferentes, embora o objetivo de ambos seja “mudar o teto” e/ou auxiliar na iluminação, direta (com foco determinado) e/ou indireta (dispersa, sem foco).

Para vocês entenderem melhor, vou explicar mais detalhadamente:

As sancas são aquelas aberturas da iluminação no teto usando a laje do imóvel como refletor; ou seja, a laje do imóvel fica aparente. Então, se tiver algum defeito, ela será visível, principalmente, se a iluminação for indireta – aquela que se dispersa no teto. Assim, as sancas podem ser:

– Aberta = quando as lâmpadas ficam embutidas dentro da própria sanca rebatendo a luz no teto, iluminando indiretamente e criando este efeito que dá a sensação de que a luz está saindo do teto. É muito usada em salas e halls sociais. Pode ainda, usar também a iluminação direta.

– Invertida = em vez de ser voltada para o meio do teto, fica voltada para os cantos, as paredes. O meio, neste caso é todo fechado e só os cantos abertos com a iluminação interna invisível refletindo nas paredes e teto.

– Fechada = é completamente fechada em gesso e sua iluminação só é feita diretamente através de spots (aquelas luminárias pequenininhas que tem direção, sabem qual é?!).

os Forros de Gesso/Rebaixamento são aqueles espaços afastados alguns centímetros da parede, criando um vão pequeno entre o teto e a parede, dando a impressão de que o teto está flutuando. É diferente da sanca invertida, pois neste caso, não há luz embutida refletindo nas paredes ou teto. A iluminação usada é a direta, através de spots. Também não se configura Sanca Fechada, porque aqui o teto tem rebaixamento (afastamento da laje do imóvel) e na Sanca Fechada, é feita diretamente na laje sem aberturas.

Deu pra entender agora?! São alguns detalhes que fazem toda a diferença entre o que é um e outro, mas todos são lindos e causam lindos efeitos no projeto. Atualmente, tem se usado mais forro de gesso, mas alguns clientes ainda pedem bastante as sancas, principalmente, aquelas que tem o cortineiro junto (o que muitos já acham que está fora de moda e não é… A sua casa é a sua cara, o que você gosta e pronto).

 Então, depois de destrinchar essa confusão, irão conseguir entender melhor e saber do que vão querer quando for pedir para o Arquiteto o projeto da casa de vocês.
5 site29

Comments are closed.